Available courses
- Facilitador: Marcelo Elias
- Facilitador: Bruno Souza
Assessor Pessoal de Formação em Ação
Sobre o Curso
O Assessor Pessoal de Formação (APF) é uma figura central no modelo de formação de adultos dos Escoteiros do Brasil.
Sua atuação é determinante para que os adultos voluntários estejam alinhados com os princípios do Escotismo e para conseguirem desempenhar suas atribuições com qualidade, valorizando o Movimento Escoteiro e o seu impacto com os jovens.
Esse curso tem o objetivo de estabelecer uma linha de atuação consistente entre todos os APFs em atuação no GEJA, fornecendo - além de uma base comum alinhada com as diretrizes dos Escoteiros do Brasil - parâmetros, situações práticas, recursos e orientações para maximizar o impacto do APF na vida dos seus assessorados.
O que vou aprender?
- Qual o papel do APF conforme os Escoteiros do Brasil?
- De que maneira o APF deve conduzir a sua atuação junto aos seus assessorados?
- Que recursos estão disponíveis para ajudar o APF na sua atuação?
- Como acompanhar, efetivamente, a evolução dos seus assessorados nas suas rotas de aprendizagem?
- Quais as expectativas do GEJA em relação à atuação do APF e como o GEJA pode ajudar?
Público-alvo
- Escotistas e Dirigentes que atuem ou desejem atuar como Assessores Pessoais de Formação.
Outras informações
- Carga horária: 12 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- Facilitador: Bruno Souza
Fotografia de Atividades Escoteiras
Sobre o Curso
Fotografar é ver a vida com olhos mágicos - e fotografar atividades escoteiras é colocar alegria na mágica.
Nesse curso são oferecidas dicas para melhorar o registro fotográfico de atividades escoteiras, conforme as diretrizes dos Escoteiros do Brasil. Também apresentamos sugestões para salvar e compartilhar fotos em álbuns, para facilitar o acesso e localizar "aquela foto" dentre as milhares que você clica em todas as atividades de sede, acampamentos, excursões etc.!
O que vou aprender?
- Como fotografar atividades escoteiras com seu celular
- Dicas de enquadramento, iluminação e composição
- Como orientar jovens e adultos para "ficarem bonitos" nas fotos
- Como salvar fotos na nuvem utilizando o Google Photos
- Como compartilhar álbuns para que outras pessoas fiquem maravilhados com a sua técnica fotográfica
Público-alvo
- Jovens: jovens de qualquer idade que saibam operar a câmera fotográfico do celular
- Adultos: qualquer adulto interessado em fotografar atividades escoteiras
Outras informações
- Carga horária: 8 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- Facilitador: Marcelo Elias
- Facilitador: Bruno Souza
Buscando Soluções: Estudos de Casos
Sobre o Curso
Buscar soluções para problemas e gerenciar conflitos são habilidades que podem ser desenvolvidas. O objetivo deste curso é oferecer aos participantes um conjunto de ferramentas e conhecimentos para aprimorar suas capacidades de gerar soluções para conflitos e - o mais importante - como aplicar essas ferramentas em situações práticas, por meio de estudos de casos e trocas de experiências com seus pares.
O que vou aprender?
Ter a mentalidade voltada para gerar soluções é uma habilidade difícil de ser dominada para muitas pessoas. Muitos de nós temos a tendência de focar no problema e nos prejuízos decorrentes do problema e, com isso, acabamos por limitar a análise da situação na totalidade.
O objetivo deste curso é oferecer um conjunto de conhecimentos que levará o participante a refletir sobre a importância de identificar os problemas, conflitos, elementos de uma crise e sempre mirar a busca pela solução e não focar no problema em si. Você terá acesso aos seguintes tópicos:
- Autoconhecimento e perfil de trabalho em equipe;
- Negociação;
- Comunicação não violenta
Para aplicação, são apresentados oito casos baseados em situações reais. Para cada caso, você será solicitado a pensar em formas para abordar os problemas e encontras soluções, compartilhando suas ideias e pensamentos com outros cursantes.
Público-alvo
- Adultos voluntários no Movimento Escoteiro (do GEJA ou de outros grupos)
Outras informações
- Carga horária: 12 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- Facilitador: Marcelo Elias
- Facilitador: Bruno Souza
Motivações de Voluntários
Sobre o Curso
O trabalho voluntário é importante para a sociedade.
Porém, para o voluntário, é importante compreender as razões pelas quais a pessoa decide atuar como voluntária, porque são essas razões que garantem a continuidade e regularidade do trabalho ao longo do tempo.
Este curso oferece a oportunidade para você refletir sobre suas razões para trabalhar como voluntário(a).
O que vou aprender?
- Quais as razões mais comuns que levam uma pessoa a atuar como voluntária?
- Por que você quer atuar como voluntário?
- O que são "Círculos Dourados" e quais os seus impactos para a sua decisão de atuar como voluntário?
- Porque a busca pela felicidade não deve ser o único objetivo na vida das pessoas.
Público-alvo
- Adultos voluntários ou que estejam considerando atuar como voluntários no Movimento Escoteiro ou em outras atividades
Outras informações
- Carga horária: 4 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- Teacher: Marcelo Elias
- Teacher: Marcelo Elias
- Teacher: Sandra Montenegro
- Teacher: Livia Nazareth
Atuação do Adulto no Escotismo: Ferramentas de Convivência e Desenvolvimento Pessoal
SOBRE O CURSO
Este curso EAD é uma oportunidade para adultos voluntários no movimento escoteiro e para a comunidade em geral, especialmente pais, de aprofundarem seus conhecimentos sobre acolhimento de jovens e a postura do adulto voluntário no Movimento Escoteiro. Com foco na promoção de ambientes seguros, inclusivos e acolhedores, o curso aborda temas essenciais como saúde mental de jovens, gestão de conflitos, feedback positivo, escuta ativa, prevenção ao abuso, estratégias de manipulação e acolhimento e conflito de gerações.
O QUE VOU APRENDER?
- Qual a importância e as estratégias de apoio à saúde mental?
- Que técnicas de mediação e resolução de conflitos podem ser usadas?
- Existem técnicas para fornecer feedback construtivo?
- Como melhorar a escuta ativa em diferentes situações?
- Como identificar sinais de risco de abuso e quais as estratégias de intervenção?
- Como identificar estratégias que prejudicam o discernimento e a liberdade nas conversas?
- Que técnicas podem ser usadas para criar um ambiente acolhedor?
- Como lidar com as diferentes gerações de jovens e adultos para propiciar as melhores oportunidades educativas para jovens no Movimento Escoteiro?
- Quais as principais legislações e normas escoteiras relacionadas à proteção de crianças e adolescentes?
PÚBLICO-ALVO
- Adultos voluntários no movimento escoteiro (chefes escoteiros).
- Pais, responsáveis e membros da comunidade interessados em promover a segurança e o bem-estar dos jovens.
OUTRAS INFORMAÇÕES
- Carga horária: 24 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- O curso utiliza uma abordagem interativa e multimodal, combinando textos, vídeos, links para estudos e atividades práticas. Os participantes terão acesso a fóruns de discussão para troca de experiências e reflexões, além de quizzes e exercícios de fixação para consolidar o aprendizado.
- O seu aproveitamento dependerá muito da sua disponibilidade para interagir com os demais participantes, ler os materiais disponíveis e realizar as atividades propostas. Não há restrição de prazo - você pode fazer as atividades quando quiser.
- Para que a sua aprendizagem seja efetiva, você deverá interagir com seus colegas de curso o máximo que você puder.
- Se você necessitar de ajuda para utilização deste ambiente, entre em contato com a nossa equipe de apoio, relatando a sua dificuldade e enviando mensagem direta para um dos facilitadores ou para o e-mail cursos@geja11df.org.br.
- O aprendizado coletivo é muito rico e inspirador - aliás, um dos requisitos para concluir o curso é justamente a participação no Fórum! Por isso, compartilhe suas ideias, opiniões e experiências!
Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados
Sobre o Curso
Neste curso você terá uma introdução à Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Estudará os principais marcos do processo que levou à aprovação da LGPD; as principais ideias contidas na lei; questões relacionadas aos agentes de tratamento de dados pessoais; e, por último, casos de grande repercussão no Brasil envolvendo tratamento de dados pessoais.
O objetivo é detalhar o contexto legislativo antes e após a aprovação da LGPD, introduzir os principais eixos da legislação, incluindo aspectos relacionados à ANPD e análise de casos práticos.
Ao concluir o módulo você deverá ser capaz de identificar os principais marcos e discussões legislativas relacionados à LGPD e suas inter-relações.
O que vou aprender?
- Entenda o contexto legislativo antes e após a aprovação da LGPD
- Conheça as principais ideias contidas na LGPD
- Entenda as questões relacionadas aos agentes de tratamento de dados pessoais
- Aprofunde-se com casos de grande repercussão no Brasil envolvendo tratamento de dados pessoais
Público-alvo
- Qualquer pessoa interessada em aprender sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Outras informações
- Carga horária: 4 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- Facilitador: Marcelo Elias
- Facilitador: Bruno Souza
Fazendo Acontecer
Sobre o Curso
Todos somos capazes de fazer coisas, de usar a imaginação para criar, para adaptar, para inovar.
Mas nem sempre conseguimos transformar essa capacidade em fato. Muitas ideias morrem antes de verem a luz do dia, perdidas nas nossas mentes.
Esse curso tem o objetivo - bastante ousado - de ajudar a superar o principal obstáculo da maioria das pessoas em tirar ideias do papel e transformá-las em realidade, acrescentando o ingrediente principal para isso: a atitude de fazer acontecer.
O que vou aprender?
- Por que temos tanta dificuldade em realmente fazer as coisas que realmente importam?
- Como definir prioridades, identificar problemas e vencer a autossabotagem inconsciente?
- Como criar novos hábitos e romper a inércia?
- Como definir metas para alcançar resultados concretos?
Público-alvo
- Jovens: qualquer jovem a partir dos 16 anos, seja escoteiro ou não. Jovens abaixo de 16 anos poderão ter mais dificuldade em "internalizar" os conceitos.
- Adultos: qualquer adulto, seja voluntário ou não, membro do Movimento Escoteiro ou não.
Outras informações
- Carga horária: 8 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)
- Facilitador: Bruno Souza
Dominando o Financeiro em Atividades Escoteiras
Sobre o Curso
Este curso aborda o planejamento e a execução financeira de uma atividade escoteira. Projetado para que qualquer pessoa tenha condição de aproveitar o conteúdo, o curso aborda as diversas etapas do lado financeiro de uma atividade.
O que vou aprender?
- Como planejar financeiramente uma atividade escoteira?
- Como fazer orçamento de uma atividade?
- Como calcular a taxa individual de participação?
- Como controlar a captação de recursos (taxas de participação e outras formas de arrecadação de dinheiro)?
- Como preparar e fazer a prestação de contas de uma atividade
Público-alvo
- Adultos voluntários no Movimento Escoteiro, sejam do GEJA ou de outros grupos
Outras informações
- Carga horária: 8 horas
- Duração: indeterminada (você escolhe quando quer fazer cada atividade)